top of page
  • Foto do escritorElysanna Louzada

Primeiros passos para escrever um livro

Escrever um livro de ficção ou não ficção pode parecer intimidador, especialmente para um autor iniciante, mas com um pouco de planejamento e organização, você pode criar uma obra sólida e interessante.

Então, como começar?

Quando uma ideia ou o esboço de uma história (seja um romance, um livro de receitas, de memórias ou uma coletânea de contos) surge na sua cabeça, pode ser difícil começar a escrever sem ter algum tipo de planejamento, por isso sugiro que divida sua viagem de quilômetros em pequenas jornadas medidas em metros.

Primeiros passos:

  • Tenha uma ideia central do todo, ou seja, uma proposta clara do que quer contar na história. Pergunte-se: Qual é a mensagem que desejo passar? Quem são os personagens? Qual é o cenário? Qual é o gênero? Qual é o seu público? Essa ideia precisa ser consistente o bastante para manter seu público interessado no assunto do começo ao fim.

  • Escreva um esboço ou uma sinopse (pequeno resumo do que irá escrever). Isso ajudará a organizar suas ideias e a desenvolver uma estrutura sólida para o livro. Também é útil pensar nos capítulos e, se conseguir, pode enumerar as ações que acontecerão em cada um deles.

  • Crie seus personagens: eles são essenciais para qualquer história. Eles devem ser únicos, interessantes e verdadeiros o suficiente para que possam se conectar com o leitor (retomarei o assunto mais adiante).

  • Encontre seu estilo de escrita: é importante que você encontre a sua voz, ou seja, a maneira como vai dispor das palavras. Você pode experimentar diferentes estilos de escrita até encontrar o que mais lhe agrada.

  • Estabeleça um cronograma de escrita. Tenha metas realistas de escrita para si mesmo, como escrever uma certa quantidade de palavras ou páginas por dia ou semana. Isso o ajudará a manter o foco e a permanecer motivado.

  • Escreva o primeiro rascunho. Não se preocupe em fazer tudo perfeito na primeira vez. Você poderá fazer revisões mais tarde.

Ideia Central

Definir o tema de um livro é um passo crucial para sua criação.

Comece definindo o público-alvo. Pense em para quem você está escrevendo e por que eles estariam interessados no que você tem a dizer. Isso ajudará a estreitar o foco do seu tema.

Escolha um tema pelo qual você seja apaixonado. Escrever um livro é um compromisso significativo e pode levar meses ou até anos para concluir. Se você não estiver apaixonado pelo seu tema, será difícil manter a motivação e a energia para continuar escrevendo.

Considere o que o seu tema pode dizer sobre o mundo ou a vida. O tema do seu livro deve ter algum significado ou mensagem subjacente que possa inspirar, informar ou desafiar o leitor de alguma forma.

Pense nas suas próprias experiências de vida e como elas se relacionam com o seu tema. Quais delas poderiam ajudar a escrever seu livro e dar- lhe uma perspectiva única?

Outro ponto relevante é pesquisar os temas que já estão no mercado. Se o seu tema foi abordado em excesso, você precisará abordá-lo de uma maneira nova e original.

Encaixe seu tema em um gênero específico, como ficção ou não ficção. Isso vai ajudar a estreitar ainda mais o foco na estruturação do seu livro.

Lembre-se de que o tema do seu livro não precisa ser algo grandioso ou complexo. Às vezes, as melhores histórias são aquelas que contam uma história simples, mas envolvente. Faça uma lista de possíveis temas e comece a trabalhar em esboços e esboços. Teste suas ideias e veja o que faz sentido para você e para seu público-alvo.


DEFINIR O TEMA DO SEU LIVRO É APENAS O PRIMEIRO PASSO.

À MEDIDA QUE VOCÊ AVANÇA NA ESCRITA, ELE PODE MUDAR E SE DESENVOLVER DE MANEIRAS INESPERADAS. MANTENHA-SE ABERTO E FLEXÍVEL E ESTEJA PREPARADO PARA AJUSTAR O TEMA CONFORME NECESSÁRIO.


Baixe gratuitamente o conteúdo completo sobre o assunto. Clique no ícone ao lado e ele te direcionará para a página principal do site. Role até o final e insira seu e-mail no campo do formulário.














Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page